Como Eu Desenho, Como Eu Estudo?

Como Eu Desenho, Como Eu Estudo?

a imagem que abre esse post ilustra um pouco o que eu quero dizer com esse texto
linhas: ok 
cores: ok
proporção: regular
tudo isso apoiado em cima de copia, e ai vem as indagações, quando eu vou ser  capaz de criar? a resposta é fácil, depois de estudar, mas estudar nem sempre é tão fácil, já faz uns 5 anos que eu resolvi que gostaria de aprender a desenhar, e ao contrario da maior parcela no mundo da ilustração eu não desenhava quando criança, mas assistia muito desenho e lia bastante quadrinhos, mas era só pegar no lápis e o desastre acontecia, não conseguia desenvolver nada e acabava desistindo, ou copiava por cima os desenhos porque era um caminho mais fácil e atingia um melhor resultado (a curtíssimo prazo). 


esse foi um dos primeiros desenhos que eu fiz desde que resolvi que iria desenhar com uma regularidade e embora esteja cheio de pelinhos eu considero que pra época esta bem estruturado e com as coisas no lugar, e este é o problema eu consigo ver que tive uma enorme evolução, é obvio tenho umas pasta com mais de 300 folhas preenchidas com rabiscos e copias além de alguns estudos de observação, mas nada muito além disso, continuo copiando de forma satisfatória, mas com desenhos medíocres e sem nenhuma criatividade, criei um habito de desenhar, mas como não faço sempre não é tão automático e não tem tanta técnica.



um pouco de estudo de anatomia, onde tenho certo grau de dificuldade e acabo evitando passar o tempo desenhando investindo nisso, a mesma auto sabotagem que eu usava quando criança.




mais uma vez sendo regular na copia, uma caricatura do pennywise e um personagem do rei de lata. com uma timeline jogando artes fantásticas e artistas geniais, fica muito mais fácil aproveitar aquilo que já esta mastigado e tentar desenvolver algo em cima ao invés de estudar o que deve ser estudado, estou lendo o super recomendado livro da Betty Edwards - Desenhando com o lado direito do cerebro, estou no inicio e o livro me parece interessante, aliado a pratica diaria espero que surja um efeito positivo.

pra finalizar um outro desenho um pouco antigo, onde eu tentei aplicar efeitos de luz e sombra e falhei, e uma prova de que eu não meu dou bem com lápis de cor.

Um comentário: